InCI, I.P. sucede ao IMOPPI
Competências reforçadas
15-05-2007


 

O Instituto dos Mercados de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário - IMOPPI, foi reestruturado, tendo sido ainda alterada a sua denominação, que passa a designar-se Instituto da Construção e do Imobiliário - InCI, I.P.

Publicado no Diário da República de 27 de Abril, o Decreto-Lei 144/2007 (que pode consultar em http://dre.pt/pdf1sdip/2007/04/08200/27062712.PDF), aprova a orgânica e vê reforçadas as suas competências, entre outras no que diz respeito à possibilidade de desenvolver acções conducentes à promoção de tentativas de conciliação obrigatórias, bem como reforçar a função de inspecção e de fiscalização de modo a fomentar o combate à informalidade e clandestinidade, proporcionando uma maior transparência e sã concorrência em todo o mercado.

No seguimento das incumbências já atribuídas ao IMOPPI, o InCI, I.P. tem como missão atribuir os títulos habilitantes para o exercício das diversas actividades do sector da construção e do imobiliário, cujo licenciamento, habilitação, qualificação, registo ou inscrição legalmente lhe incumba, bem como verificar as respectivas condições de permanência e avaliar o respectivo desempenho.